Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos jovens sonhando com um mundo mais alegre, e com valores de Deus Queremos anunciar a todos a misericordia, o amor e a união que Deus nos dá!!! PAZ E BEM

sábado, 27 de agosto de 2011

SANTA MÔNICA




Santa Mônica
Neste dia, celebramos a memória desta grande santa, que nos provou com sua vida que realmente"tudo pode ser mudado pela força da oração."Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332, numa família cristã que lhe entregou – segundo o costume da época e local – como esposa de um jovem chamado Patrício.


Como cristã exemplar que era, Mônica preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu na oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado. A história nos testemunha as inúmeras preces, ultrajes e sofrimentos por que Santa Mônica passou para ver a conversão e o batismo, tanto de seu esposo, quanto daquele que lhe mereceu o conselho: "Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas".


Santa Mônica tinha três filhos. E passou a interceder, de forma especial, por Agostinho, dotado de muita inteligência e uma inquieta busca da verdade, o que fez com que resolvesse procurar as respostas e a felicidade fora da Igreja de Cristo. Por isso se envolveu em meias verdades e muitas mentiras. Contudo, a mãe, fervorosa e fiel, nunca deixou de interceder com amor e ardor, durante 33 anos, e antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: "Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer".


Por esta razão, o filho Santo Agostinho, que se tornara Bispo e doutor da Igreja, pôde escrever: "Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade".




Santa Mônica, rogai por nós!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Uma unica resposta, Deus não volta atrás quando confirma!!!!

Muitas vezes nos perguntamos o que Deus realmente tem para nós, mas será que deixamos Deus nos dar a resposta? Ou será, que queremos ouvir aquilo que cabe ao nosso eu, nosso desejo, gosto? Temos muitas vezes dúvidas e incertezas de muitas coisas em nossas vidas, mas nem sempre deixamos Deus fazer sua vontade , ás vezes, de tão teimosos que somos fazemos tudo por impulso.

Compartilho com vocês que é difícil mesmo ouvir a decisão de Deus para nossa vida, porque a resposta dele na maioria não nos agrada. Temos que exercitar a calma, o discernimento e a paciência para sabermos bem a resposta do Senhor. E temos que ter convicção que essa resposta não vem com raios, trovãos e muito menos com Deus descendo dos céus só para nos falar, ao contrário, ele fala ao coração, nos mínimos detalhes da vida,  onde não esperamos, por isso a atenção, a prudência e o discernimento são importantes para reconhecer tamanha graça.


Que quando obtermos essa tão esperada resposta do alto possamos  aceita - la como graça que só será benção se o nosso coração tiver aberto, querendo com todo amor acolher tal decisão. Uma vez confirmada a palavra do Senhor, não duvide e nem caia nessa tentação, porque Deus é ciente do que nos fala, e não volta atrás do nada.


Concluindo, vamos com sinceridade abrir nosso coração para a graça e a voz de Deus para que uma vez dita sempre possamos ter confiança do que Deus nos deu como promessa.


Um abraço e muita sabedoria, YARA

SÃO LUIS

ão Luís

São Luís Nós celebramos neste dia a vida do santo, que foi rei da França, Luís IX. Ele nasceu em Poissy a 25 de abril de 1214 e teve a graça de ter uma mãe muito religiosa, tanto assim que o aconselhava depois do Batismo: "Filhinho, agora és um templo do Espírito Santo, conserva sempre teu coração puro e jamais o manches com o pecado ".

A rainha-mãe, Branca de Castela, providenciou ótimos professores e instrutores para uma formação digna do filho, dessa forma quando o pai de Luís morreu, quando este tinha apenas 12 anos, o jovem pôde ser coroado e na idade de 21 anos começar a reger toda a nação, sem esquecer sua realidade de pai e esposo. São Luís era penitente, humilde, homem de oração e caridade; participava com tanta perseverança da Santa Missa diária que, ao ser provocado por nobres, respondia: "Se eu dedicasse tempo dobrado para os jogos ou para a caça, ninguém repreenderia!"

São Luís buscava intensamente viver a justiça do Reino de Deus enquanto rei e cristão, por isso praticava o que aconselhava: "Não tiremos o bem dos outros nem sequer para o dar a Deus". Cheio de amor a Cristo, à Igreja e ao Papa, São Luís organizou até mesmo cruzadas a fim de resgatar os lugares santos; certa vez ficou preso durante 5 anos e depois de solto empenhou-se numa outra cruzada que o vitimou com uma peste mortífera (tifo). Ao receber os santos sacramentos esse grande santo entrou no Céu a 25 de agosto de 1270.

Foi canonizado em 1297, pelo Papa Bonifácio VIII.

São Luís, rogai por nós!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Papa Bento XVI anunciou durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 24, o tema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 que será realizada no Rio de Janeiro. “Ide e façais discipulos em todas as nações!”, uma referência ao Evangelho de Mateus (28,19).

Já para a Jornada diocesana do próximo ano, o Pontífice deu como tema uma passagem da Carta aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor!” (4,4).

Durante o encontro com os fiéis e peregrinos no pátio interno do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o Santo Padre recordou com entusiasmo a JMJ em Madri e enfatizou que estes dias lhe trouxeram mais esperança quanto ao futuro da Igreja.

“Foi um evento eclesial emocionante; cerca de dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, salientou durante a Catequese.


Bento XVI destacou que os jovens demonstraram o firme e sincero desejo de enraizar suas vidas em Cristo, permanecer firme na fé e caminhar junto na Igreja.


"Tenho em mente o entusiasmo irreprimível com o qual os jovens me receberam, no primeiro dia, na Praça de Cibeles, suas palavras cheias de expectativas, o forte desejo de se orientarem sobre a verdade mais profunda e de radicar-se nela, aquela verdade que Deus nos deu a conhecer em Cristo”, recordou o Papa.


Ao lembrar do encontro com as jovens religiosas no Mosteiro de El Escorial, o Pontífice disse que o que mais lhe chamou a atenção ali foi ver o entusiasmo delas, uma fé jovem, cheia de coragem em relação ao futuro e a vontade de servir a humanidade.


Aos jovens professores universitários, o Santo Padre recordou o que significa ser  verdadeiros formadores das novas gerações, enfatizando que é preciso guiar-se na busca da verdade não só com as palavras, mas também com a vida, cientes de que a verdade é o próprio Cristo. “Encontrando Cristo, encontramos a verdade”, ressaltou.



Chamados de Deus



O Papa recordou também os momentos intensos na celebração da Via Sacra, onde uma multidão variada de jovens reviveu com intensa participação as cenas da paixão e morte de Cristo. “A cruz de Cristo dá muito mais do que o que é necessário, dá tudo, porque nos leva a Deus, salientou.


Na Missa na Catedral da Almudena, em Madri, com os seminaristas, o Papa destacou o desejo para que cresçam as vocações para o sacerdócio e para a vida religiosa, lembrando que muitos jovens sentiram o chamado para essas vocações em Jornadas anteriores. 


“Estou certo que, também em Madri, o Senhor bateu às portas dos corações de muitos jovens para que o sigam com generosidade no ministério sacerdotal ou na vida religiosa”, afirmou.


Outro momento emocionante para o Papa foi a visita a um instituto que cuida de jovens com diversos tipos de deficiências físicas. Para ele, os voluntários que ali trabalham são testemunhas silenciosas do Evangelho da caridade e da vida. 



Momentos intensos



Bento XVI recordou ainda a Vigília de Oração no Aeroporto Cuatro Vientos, onde nem a forte chuva e o vento puderam diminuir o entusiasmo dos jovens. 


“Uma multidão de jovens em festa, nada intimidados pela chuva e pelo vento, permaneceu em adoração silenciosa a Cristo presente na Eucaristia, para louvá-lo, agradecê-lo, pedir a ele ajuda e luz”, lembrou o Papa.


Na Celebração Eucarística do domingo, 21, contou o Santo Padre, os jovens manifestaram a exuberância e a alegria de celebrar o Senhor na Palavra e na Eucaristia, para juntos sempre mais a Ele, reforçar sua fé e a vida cristã. 


Para Bento XVI, o encontro de Madri foi uma estupenda manifestação de fé para a Espanha e para o mundo antes de tudo que trouxe aos jovens uma ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, sobretudo, rezar junto e renovar o empenho de radicar a própria vida em Cristo, amigo fiel. 


“Estou certo que eles retornaram às suas casas e retornam com o firme propósito de ser fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé. Da minha parte, continuo a acompanhá-los com a oração, para que permaneçam fiéis aos empenhos assumidos”, afirmou.

domingo, 21 de agosto de 2011

O CÉU É UMA CERTEZA

 Celebramos hoje a pascoa de Maria, a festa mais antiga em honra da Virgem, que nos recorda que, ao final da sua vida, é foi elevada em corpo e alma a gloria do céu.


Podemos falar de uma gloria terrena de Maria. Essa gloria humana, no entanto, não tem comparação com a verdadeira gloria de Maria, que aquela que toda igreja, toda criatura humana, é chamada a ser : " o louvor da gloria de Deus." Maria é o icone escatológico da igreja, ou seja, nela se antecipa aquilo que será a futura realização de todos nós.


A liturgia que começou com a visão da Arca da Aliança no alto dos céus, aponta Maria como a nova Arca da Aliança. Nós a encontramos a caminho, no deserto. Na pessoa de uma mãe que carrega em seu seio o Verbo Eterno feito homem, o humano se faz portador do divino, o corpo se faz sacrário da divindade, e à sua voz austero de João Batista já dança de felicidade no ventre de Isabel, junto a João Batista o coro dos anjos exultam de alegria. Juntamente com eles, neste dia em que celebramos a vocação à vida consagrada dos religiosos e das religiosas, contemplando a gloria da Mãe, a humanidade exulta celebrando a CERTEZA DO CÉU!

sábado, 20 de agosto de 2011

FRASES DE PESSOAS QUE MARCARAM A HISTORIA!!

Temos que  lembrar de pessoas que nos ensinaram muito, como foram os santos que com amor, misericórdia e muita confiança em Deus chegaram a mais intima união com Deus. Coloco aqui essas frases para que cada um de nós possamos imitar esses exemplos e refletimos cada palavra colocada para o nosso coração



(São Patrício)


Cristo seja minha defesa neste dia.
Cristo comigo,
Cristo à minha frente,
Cristo atrás de mim,
Cristo em mim.
Cristo abaixo de mim.
Cristo acima de mim.
Cristo à minha direita,
Cristo à minha esquerda,
Cristo quando me deito,
Cristo quando me levanto.
Cristo no coração de todas as pessoas que pensam em mim.
Cristo em todos os olhos que me vêem.
Cristo nos ouvidos que me escutam.


João Paulo II
"Vale a pena dedicar-nos à causa de Cristo. Ele quer corações valentes, generosos e decididos."



São João Bosco

"O Senhor nos colocou no mundo para os outros".

(Santa Teresinha do Menino Jesus)
"Nada parece impossível a alma que ama."

São Francisco de Assis
"Tanto é o bem que espero...que todo sofrimento para mim é alegria"




ORAÇÃO-'' VENI CREATOR SPIRITUS''


Vinde, Espírito Criador,
visitai as almas dos Vossos;
enchei de graça celestial
os corações que criastes!
Sois o Divino Consolador,
o dom do Deus Altíssimo,
fonte viva, o fogo, a caridade,
a unção dos espirituais.
Com os Vossos sete dons:
sois o dedo da direita de Deus,
Solene promessa do Pai
Inspirando nossas palavras.
Acendei a luz nos sentidos;
insuflai o amor nos corações,
amparai na constante virtude
a nossa carne enfraquecida.
Afastai para longe o inimigo;
Trazei-nos prontamente a paz
Assim guiados por Vós
Evitaremos todo o mal.
Por Vós explicar-se-á o Pai
E conheceremos o Filho;
Dai-nos crer sempre em Vós
Espírito do Pai e do Filho.
Glória ao Pai, Senhor,
Ao Filho que ressuscitou
Assim como ao Consolador.
Por todos os séculos. Amém

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL


EU SOU JESUS



Quando nas horas de íntimo desgosto, o desalento te invadir a alma e as
lágrimas te aflorarem aos olhos, busca-me: "Eu sou aquele que sabe
sufocar-te o pranto e estancar-te as lágrimas!".

Quando te julgares incompreendido dos que te circundam e vires que em torno
há indiferença, acerca-te de mim: " Eu sou a luz, sob cujos raios se aclaram
a pureza de tuas intenções e a nobreza de teus sentimentos!".

Quando te faltar a calma, nos momentos de maior aflição e te considerares
incapaz de conservar a serenidade de espírito, invoca-me: "Eu sou a
paciência que te faz vencer os transes mais dolorosos e triunfar nas
situações mais difíceis!".

Quando a tristeza e a melancolia te provarem o coração e tudo te causar
aborrecimento, chama por mim:
"Eu sou a alegria que insufla um alento novo e te faz conhecer os encantos
do teu mundo interior !".

E quando, enfim, quiseres saber quem sou, pergunta ao riacho que murmura e
ao pássaro que canta, á flor que desabrocha e á estrela que cintila, ao moço
que espera e ao velho que recorda.

Chamo-me AMOR, o remédio para todos
os males que te atormentam o espírito!
EU SOU JESUS !



fonte: catequese católica

terça-feira, 16 de agosto de 2011

DEUS É COMO AÇUCAR




Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição dominical, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca o viu?
Pedro, um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não o vemos, mas se ele sair de perto, nossa vida fica... sem sabor.
A professora sorriu e disse:
- Muito bem Pedro, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe e nunca existirá, por isso deixe que Ele adoce sempre sua vida...

 

FONTE: CATEQUESE CATÓLICA
 

 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

São Tarcísio


Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. A Igreja de Roma contava, então, com cinqüenta sacerdotes, sete diáconos e mais ou menos cinqüenta mil fiéis no centro da cidade imperial. Ele era um dos integrantes dessa comunidade cristã romana, quase toda dizimada pela fúria sangrenta daquele imperador.

Tarcísio era acólito do papa Xisto II, ou seja, era coroinha na igreja, servindo ao altar nos serviços secundários, acompanhando o santo papa na celebração eucarística.

Durante o período das perseguições, os cristãos eram presos, processados e condenados a morrer pelo martírio. Nas prisões, eles desejavam receber o conforto final da eucaristia. Mas era impossível entrar. Numa das tentativas, dois diáconos, Felicíssimo e Agapito, foram identificados como cristãos e brutalmente sacrificados. O papa Xisto II queria levar o Pão sagrado a mais um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como.

Foi quando Tarcísio pediu ao santo papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. Ele tinha doze anos de idade. Comovido, o papa Xisto II abençoou-o e deu-lhe uma caixinha de prata com as hóstias. Mas Tarcísio não conseguiu chegar à cadeia. No caminho, foi identificado e, como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi abatido e apedrejado até morrer. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado.

Essas informações são as únicas existentes sobre o pequeno acólito Tarcísio. Foi o papa Dâmaso quem mandou colocar na sua sepultura uma inscrição com a data de sua morte: 15 de agosto de 257.

Tarcísio foi, primeiramente, sepultado junto com o papa Stefano nas catacumbas de Calisto, em Roma. No ano 767, o papa Paulo I determinou que seu corpo fosse transferido para o Vaticano, para a basílica de São Silvestre, e colocado ao lado dos outros mártires. Mas em 1596 seu corpo foi transferido e colocado definitivamente embaixo do altar principal daquela mesma basílica.

A basílica de São Silvestre é a mais solene do Vaticano. Nela, todos os papas iniciam e terminam seus pontificados. Sem dúvida, o lugar mais apropriado para o comovente protetor da eucaristia: o mártir e acólito Tarcísio. Ele foi declarado Padroeiro dos Coroinhas ou Acólitos, que servem ao altar e ajudam na celebração eucarística.

fonte: Paulinas

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Assunção de Nossa Senhora
Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial."

Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se "Dormição", porque foi sonho de amor. Até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora ao Céu", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.

Maria contava com 50 anos quando Jesus subiu ao Céu. Tinha sofrido muito: as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro do Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público de Jesus, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho e, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.

É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade. A tradição antiga, tanto escrita como arqueológica, localiza a sua morte no Monte Sião, na mesma casa em que seu Filho celebrara os mistérios da Eucaristia e, em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os Apóstolos.

Esta a fé universal na Igreja desde tempos remotíssimos. A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória. Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como a Mãe de Deus.

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

domingo, 14 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS!!!

Queremos saudar a todos os pais que tem essa vocação tal especial, a partir dela Deus enviou um chamado grande a humanidade: seu Filho Jesus foi nasceu e teve como pai um homem justo e fiel, como José descente de Davi.

Assim como Deus escolheu para seu filho um pai, por que não dar a cada familia um pai que zela e cuida de seus filhos?

Que os pais que possam ser exemplos de amor, e carinho aos filhos. Rezemos por todos os pais, desde os presentes, aos falecidos e aos ausentes para que Deus inflame o amor paternal a todos eles.

Que Deus guarde e conserve a familia! amém,

JESUS, DEUS DE TODOS OS POVOS!!!

Vemos no evangelho de hoje, a mulher estrangeira que pede ajuda a Jesus. Tal evangelho, de primeira  parece ser cruel e duro por como foi relatado, vemos essa dureza quando 24Jesus respondeu: “Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel”. 
25Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: “Senhor, socorre-me!” Jesus lhe disse: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. 
 O fato dele tratar a mulher de tal modo, é para provar se realmente ela é perseverante e insistente no que quer. E por incrível que pareça a mulher apesar de tal dureza que no principio parece descaso, ela sabe o que quer e o quanto é importante seguir aquele que é o caminho, a verdade e a vida, quando 27A mulher insisti: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”  Deus quer que sejamos perseverantes na fé para que sejamos essa mulher que deu exemplo de persistência e grande fé, que também possamos nos prostramos diante de Deus para que a fé e nossa perseverança seja prova de tamanho amor. Jesus ficou admirado e não só curou a filha desta mulher, como a instaurou como filha de Deus, herdeira do céu. Que seu exemplo evangélico seja seguindo demostrando que Deus veio para aqueles que querem amar a Deus.


Um abraço,paz e bem, Yara e Pablio

sábado, 13 de agosto de 2011

Rio de Janeiro será a sede da próxima JMJ 2013, confirma o Vaticano



Vaticano, 12 Ago. 11 / 07:26 pm (ACI/Europa Press)

Esta sexta-feira o porta-voz da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, confirmou que o Rio de Janeiro será a sede da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no ano 2013, e precisou que esta será celebrada em sede internacional um ano antes para não coincidir com o Mundial de Futebol, que terá lugar em 2014 no Brasil.

Embora seja tradição que o Santo Padre anuncie a sede da seguinte JMJ ao concluir a Eucaristia de encerramento da jornada, nesta ocasião foi confirmada previamente a sede do seguinte encontro internacional.

Na quinta-feira 11 de agosto, fontes diplomáticas confirmaram à Europa Press que o governador de Estado do Rio de Janeiro (Brasil), Sergio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes, viajarão a Madri na próxima semana para comparecer aos atos que estarão sendo celebrados por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JM), que se realiza entre os dias 16 e 21 de agosto.

Assim, está previsto que tanto o governador como o prefeito do Rio de Janeiro estejam presentes nos eventos centrais celebrados com o Papa Bento XVI.

O Pontífice chegará na próxima quinta-feira 18 a Madri onde lhe aguarda uma cerimônia de boas-vindas na Praça de Cibeles, a Via Sacra no Passeio dos Recoletos, e a Vigília e a Missa 'de envio' no aeródromo de Quatro Ventos.

Também participarão de alguns dos eventos da JMJ com Bento XVI o chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, e a secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severo Carmen Maceado, conforme informaram à Europa Press as próprias fontes.

No momento, há ao redor de 14 mil jovens brasileiros inscritos na Jornada, um cifra superada só pela Espanha, a Itália, a França, os EUA e a Alemanha.

Segunda cidade latino-americana a sediar a JMJ

Deste modo, depois de Buenos Aires (1987), a cidade brasileira será segunda da América do Sul em celebrar o encontro internacional. Com a de Madrid já foram celebradas 26 JMJs, todas elas presididas pelo Papa e onze delas fora do Vaticano.

Estas são: Buenos Aires (Argentina), Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (Estados Unidos), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália). Perto de 20 milhões de jovens foram a estes encontros internacionais.

As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram em 1984 por iniciativa doPapa João Paulo II. A primeira teve lugar em Roma nodomingo de Ramosdo mencionado ano, no contexto das celebrações setoriais do Ano Santo Jubilar da Redenção (1983-1984).

Diante do êxito da convocatória e das urgências eclesiásticas da Pastoral de Juventude, João Paulo II as instituiu com caráter permanente. Cada encontro internacional tem como lema uma frase Bíblica e todos contam, além disso, com um hino. Ambos convidam os jovens a refletirem sobre o Evangelho.

Anualmente as Jornadas são celebradas em cada diocese; entretanto, a cada dois ou três anos se organiza um evento internacional em uma cidade do mundo. A celebração se prolonga durante uma semana e inclui encontros religiosos, culturais e festivos, e conclui com uma Vigília e a Eucaristia presidida pelo Sumo Pontífice.

O primeiro dos encontros internacionais ocorreu em 1987 em Buenos Aires, onde um milhão de pessoas foram convocadas pelo Papa João Paulo II para "construir uma sociedade melhor".

Dois anos mais tarde, depois da capital Argentina, realizou-se em Santiago da Compostela, onde milhares de jovens peregrinos se reuniram com o Papa no Monte do Gozo.

A seguinte parada teve lugar em 1991 na cidade polonesa de Czestochowa, que representou a primeira reunião de João Paulo II com milhares de jovens em um país da Europa do Leste. À JMJ de Denver em 1993 compareceram meio milhão de jovens, convocados às Montanhas Rochosas, e foi a edição em que João Paulo II instaurou a Via Sacra.

A JMJ de 1995 se celebrou em Manila, a mais multitudinária da história com cinco milhões de assistentes. Dois anos mais tarde, em 1997, Paris foi a capital escolhida para festejar a XII Jornada Mundial da Juventude. Em 2000, coincidindo com o Jubileu, três milhões de jovens de todo o mundo atenderam o chamado do Papa e foram a Roma.

Toronto 2002 foi a última JMJ internacional à qual compareceu João Paulo II, já que faleceu meses antes da celebração da JMJ em Colônia, 2005. A esta foi o atual Pontífice, Bento XVI, para reunir-se com mais de dois milhões de jovens.

A cidade australiana de Sydney, em 2008, foi o último encontro internacional anterior ao de Madri.

Fonte: ACI Digital

 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A CARIDADE NOS UNIR SEMPRE A DEUS



Amados irmãos e irmãs Pratique a caridade. A caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros, não assombrar-se com sua fraqueza, edificar-se com os mínimos atos de virtude que eles praticam.

A humildade e a perseverança na caridade movem qualquer pedra. Tocam sempre o coração de Deus.

Que  possamos acolher em nossos corações os irmãos de rua que tanto precisa de nós, que esse acolhimento seja com um sorriso no rosto, sem medo de abraçar só porque ele fede ou esta totalmente sujo, saiba irmãos e irmãs é  o  próprio Cristo que esta no pobre. por isso sejamos humilde sempre.

''Jesus se  tu dizes que esta nos pobres eu irei te buscar.''


NÃO TE CANSES DE DAR, MAS NÃO DÊS SOBRAS,

DÁ-O COM O CORAÇÃO, MESMO QUE DOA.

QUE O SENHOR NOS CONCEDA A GRAÇA

DE TOMAR A NOSSA CRUZ E SEGUÍ-LO,

A CADA DIA EM NOSSOS CORAÇÕES.



abraços fraternos, paz e bem !!!

                                                                                                                             Pablio e Yara

Convite do Papa para este tempo: entrar na escola da oração


Você já parou para observar que as catequeses do Papa geralmente se organizam em ciclos? O conjunto de discursos proferidos nas chamadas audiências gerais das quartas feiras, muitas vezes é até publicado pela Editora Vaticana. Seguir com total atenção aquilo que o Papa diz a cada quarta-feira é indispensável para o cristão que quer acompanhar o pensamento da Igreja, o qual se atualiza a cada semana através das palavras do Sucessor de Pedro, que nos tempos atuais é o Papa Bento XVI.
A cada quarta-feira, o Papa faz uma reflexão sobre questões que merecem a nossa atenção enquanto cristãos e agentes da sociedade. Nas audiências gerais, o Santo Padre literalmente fala para o mundo que, no Vaticano, é representado por milhares de caravanas de peregrinos de várias nacionalidades, a cada semana.
Desde o ultimo dia 4 de maio, o Papa iniciou um novo ciclo de catequeses sobre a oração, depois de ter concluído os ciclos sobre os Padres da Igreja, os grandes teólogos da Idade Média e as grandes mulheres.
“Com os primeiros discípulos, com confiança humilde, dirijamo-nos então ao Mestre e peçamos-lhe: 'Senhor, ensina-nos a rezar'. Estas foram as primeiras palavras que Bento XVI proferiu ao iniciar o ciclo de catequeses sobre a oração. No caso deste primeiro discurso, realizado no dia 4 de maio, o santo padre fez uma introdução sobre o valor da oração e explicou o quanto na história da humanidade, o homem sentiu e sente a necessidade profunda de um contato com algo que o transcende.
“O homem de todos os tempos reza porque não consegue deixar de se interrogar sobre o sentido da sua existência”, explicou o Papa.

A oração na vida de todos
O santo padre tem afirmado com todas as letras que a oração não está ligada a um contexto particular, mas encontra-se inscrita no coração de cada pessoa. De modo pedagógico, Bento XVI, o grande teólogo e professor, tem trazido uma enorme contribuição para a Igreja Universal, demonstrando que rezar é questão de vida ou de morte, como ele mesmo afirmou.
“O Papa disse no inicio das catequeses que a oração não deve deixar de ser considerada. Neste ciclo, se redescobre a beleza de um Papa teólogo que narra como, no fundo, toda a teologia é oração”, diz Andrea Gagliarducci, vaticanista do jornal italiano “Il Tempo” e responsável pelo site www.mondayvatican.com.
O vaticanista também explicou que o Papa não somente introduz a todos nesta “escola de oração”, mas traz orientações precisas para o cristão sobre a melhor forma de rezar.
“Sem a oração, se perde o contato com a fé. O Papa deixa para todos nós um modo de rezar, nos dá um exemplo e seu exemplo é o da reflexão sobre as escrituras e os padres da Igreja”, afirmou Andrea Gagliarducci.

Sequência de catequeses sobre a oração
Nas duas primeiras catequeses, como vimos, o papa explicou o que é a oração. Nas que se sucederam, mais precisamente, quatro delas, Bento XVI trouxe a experiência vivida pelos patriarcas e profetas do antigo testamento no tocante à oração.
Nas duas últimas, o papa conduziu-nos à experiência de oração que se dá através da palavra de Deus. No dia 22 de junho, ele refletiu sobre os salmos, no dia 3 de agosto, sobre o contato com a palavra de Deus também nos tempos livres e de descanso e na última quarta-feira,10, sobre o silêncio da oração.
O ciclo de catequeses sobre a oração já cumpriu até aqui, um itinerário muito rico. Um caminho espiritual que tem nos levado a refletir sobre a importância da oração em nossa vida. Muitos talvez tenham perdido a oportunidade de acompanhar alguns destes discursos até o momento, mas talvez o que foi explicado acima tenha instigado a curiosidade daqueles que querem de fato ouvir o que a Igreja está dizendo sobre as questões fundamentais. Este ciclo, com base naqueles anteriores, talvez já esteja terminando, mas nunca é tarde para “embarcar” em um novo ciclo de catequeses que, em cada período, demonstra que as palavras “bem ditas e benditas” podem levar o ser humano a experiências inesquecíveis.
“Na oração, em cada época a história, o homem considera-se a si mesmo e a sua situação diante de Deus, a partir de Deus e em vista de Deus, e experimenta que é criatura carente de ajuda, incapaz de alcançar sozinho o cumprimento da própria existência e da própria esperança” (catequese do dia 11 de maio de 2011)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SANTA CLARA DE ASSIS


Santa Clara "Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!" Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a 'dama pobre'. Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade.

Pertencente a uma nobre família, destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, por isso, ao deparar com a pobreza evangélica vivida por Francisco de Assis apaixonou-se por esse estilo de vida. Em 1212, quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isso foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.

Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente no longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina. Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros (homens violentos que desejavam invadir o Convento em Assis) e assistir, um ano antes de sua morte em 1253, a Celebração da Eucaristia, sem precisar sair de seu leito. Por essa razão é que a santa de hoje é aclamada como a "Patrona da Televisão".


Santa Clara, rogai por nós!









terça-feira, 9 de agosto de 2011

O cirurgião que encontrou Jesus NO CORAÇÃO DE UMA CRIANÇA!





- Amanhã de manhã vou abrir o teu coração, dizia o cirurgião a uma criança.
E a criança interrompeu:
- Você encontrará Jesus ali?
O cirurgião olhou para ela, e continuou:
- Vou cortar uma parede do teu coração para ver o dano completo.
- Mas quando abrir o meu coração, encontrará Jesus lá? Voltou a interromper a criança.
O cirurgião voltou-se para os pais, que estavam sentados em silêncio.
- Quando eu tiver visto todo o dano causado, planearemos o que fazer em seguida, ainda com o teu coração aberto.
- Mas você encontrará Jesus no meu coração? A Bíblia diz claramente que Ele mora ali. Todos que acreditam Nele dizem que Ele vive ali...
Então vai encontrá-lo no meu coração!
O cirurgião pensou que era suficiente e explicou:
- Após a operação, direi o que encontrei no teu coração, de acordo?
Eu tenho certeza que encontrarei músculo cardíaco danificado, baixa resposta de glóbulos vermelhos, e fraqueza nas paredes e vasos. E, além disso, vou concluir se te posso ajudar ou não.
- Mas encontrará Jesus ali também? É a Sua casa, Ele vive ali, sempre está comigo.
O cirurgião não tolerou mais os comentários insistentes e saiu. Sentou-se no seu consultório e começou a gravar os seus estudos prévios para a cirurgia: aorta danificada, veia pulmonar deteriorada, degeneração muscular cardíaca massiva. Sem possibilidades de transplante, dificilmente curável.
Terapia: analgésicos e repouso absoluto.
Prognóstico: fez uma pausa e em tom triste disse:
- Morte nos primeiros anos de vida.
Então, parou o gravador.
Mas tenho algo a mais a dizer:
- Por quê? Perguntou em voz alta.
Por que acontecer isto com ele? O Senhor colocou-o aqui, nesta dor e já a havia condenado a uma morte precoce. Por quê?
De repente, Deus, nosso Criador respondeu:
O menino, minha ovelha, já não pertencerá ao teu rebanho, porque ele é parte de Mim e comigo estará por toda a eternidade. Aqui no Céu, em Meu rebanho sagrado, já não terá nenhuma dor, será consolado de uma forma inimaginável para ti ou para qualquer outra pessoa. Os seus pais, um dia, se unirão com ele, conhecerão a paz e a harmonia juntos no Meu reino e o Meu rebanho sagrado continuará a crescer.
O cirurgião começou a chorar muito, mas sentiu ainda mais raiva, não entendia as razões. E replicou:
- Tu criaste este menino, e também o seu coração para quê? Para que morresse em poucos meses?
O Senhor respondeu-lhe:
- Porque é tempo de regressar ao seu rebanho; a sua missão na terra já se cumpriu. Há alguns anos atrás enviei uma ovelha minha com dom de médico para que ajudasse os seus irmãos, mas com tantos conhecimentos na ciência esqueceu-se do seu Criador.
Então enviei outra das minhas ovelhas, o menino enfermo, não para o perder, e sim para que a ovelha perdida há tanto tempo, com dotes de médico volte para mim.
Então o cirurgião chorou e chorou inconsolavelmente.
Dias depois, após a cirurgia, o médico sentou-se ao lado da cama do menino, e os seus pais estavam à frente do médico.
O menino acordou e murmurando rapidamente perguntou:
- Abriu o meu coração?
- Sim, disse o cirurgião.
- O que encontrou? Perguntou o menino.
Tinhas razão, reencontrei Jesus ali.

Deus tem muitas maneiras diferentes para que tu voltes para o Seu lado.

Procuramos ter a Deus só na igreja aos domingos de manhã. Às vezes, talvez um domingo à noite... Sim, nós gostamos de tê-lo na doença... e, sobretudo, nos funerais. Mas, não temos tempo, o lugar para Ele nas horas de trabalho ou no nosso tempo livre... Porque... Isto é na parte das nossas vidas em que pensamos: "Nós podemos e devemos controlar sozinhos"
Que Deus me perdoe por haver pensado que não há um tempo e lugar onde Ele não seja o PRIMEIRO na minha vida. Devemos sempre ter tempo para lembrar TUDO o que Ele fez e faz por nós. Jesus disse: "Se tu tens vergonha de mim, Eu me envergonharei de ti diante de Meu Pai".
Então ajoelhei-me para orar, mas não por muito tempo, tinha muito que fazer. Tive que apressar-me e ir trabalhar já que as cobranças logo estariam diante de mim. Dei um salto e o meu dever cristão estava concluído.
A minha alma pode então descansar em paz. Em todo o dia não tive tempo de dizer uma palavra de encorajamento, nem de falar de Jesus aos meus amigos; iriam rir-se de mim e eu ficaria com medo. Não há tempo, não há tempo. Há muito que fazer. Esta era a minha reclamação constante. Não há tempo para dar-Lhe as almas necessitadas, só na última hora, a hora da morte. Então parei de pé, diante do Senhor, vi-O e permaneci de cabeça baixa, já que nas Suas mãos Ele segurava um Livro, o Livro da vida. Deus deu uma olhada no Seu livro e disse: 'Não posso encontrar o teu nome, uma vez estive quase a anotá-lo, mas nunca encontrei tempo.

fonte: movimento apostólico de schoenstatt

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MENSAGEM- FEIJÕES OU PROBLEMAS?

Reza a Lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras  de que eram os mais aptos, mas apenas um o poderia ser. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para por a sabedoria dos dois á prova: ambos receberiam alguns grãos de feijões, que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande montanha.
Dia e hora marcados, começa a prova. Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar. No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já sangravam, causando imensa dor. Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
  Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o óbvio anúcio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta como é que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:
              '' Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei.''


CARREGANDO FEIJÕES OU PROBLEMAS, HÁ SEMPRE UM JEITO MAS FÁCIL DE LEVAR A VIDA. PROBLEMAS SÃO INEVITÁVEIS.
JÁ A DURAÇÃO DO SOFRIMENTO, É VOCÊ QUEM DETERMINA.





fonte: movimento apostolico de schoenstatt

domingo, 7 de agosto de 2011

Não tenhas medo ! Deus segura na sua mão.


O episódio do mar faz a gente se lembrar de uma outra história, contada no livro do Êxodo, quando o povo teve de enfrentar o Mar Vermelho para se livrar dos egípcios. Também tem relação com o caso de Elias, que enfrentou o deserto para se livrar da perseguição e, nesta fuga, viveu a experiência de ser amparado por Deus. Também nos recorda alguns relatos da ressurreição, onde o medo é substituído pela fé. Em todos eles, um ponto comum: trata-se de relatos de epifanias ou de teofanias, isto é, manifestações e revelações de Deus para o seu povo.
Nesta passagem, Jesus se revela para os discípulos como certeza de presença no meio da noite e da tempestade. O mar e a noite são dois grandes símbolos do poder e da força do mal. Mas Cristo se revela mais forte que o mal, como aquele que socorre e estende sua mão salvadora: “Coragem, sou eu, não tenham medo!”.
Como toda teofania, o episódio se conclui com uma profissão de fé daqueles que testemunham o acontecido. “Verdadeiramente, tu és o filho de Deus”, dizem os discípulos, que estão na barca-comunidade. Profissão de fé que constitui-se numa adesão profunda à pessoa do Senhor, repelindo toda confiança em si próprio e todo entusiasmo inútil, todo o medo e toda dúvida, fortalecendo o discípulo nos embates da vida.


Também é noite para para Jesus. Concluída a luz do sol, uma outra luz ilumina o seu coração no encontro do pai. Apos a intensidade do dia, quando multiplicara os pães saciando uma multidão, retira - se para a montanha para rezar. O encontro com o pai celeste não separa dos homens da terra, o que percebemos logo depois, junto aos seus discípulos.


sábado, 6 de agosto de 2011

Carta aberta aos jovens


Procura-se jovens artistas, que façam de suas vidas uma bela obra de arte. Encenem no palco do altruísmo, onde o protagonista seja o necessitado. Jovens talentosos que utilizam seus dons à serviço do próximo, sem nada esperar. Que renunciem ao individualismo crônico do século, e junte-se a uma comunidade, pois é mais digno errar junto do que sozinho.
destrave_carta_jovemQue substituam o prazer imensurado pelo desafio de um novo viver. Lutando sem cansaço, talhe sua marca na História, e faça com que sua própria história torne-se luz cintilante no fim do túnel para os que estão iniciando sua jornada, dando a eles a possibilidade de um começo acertado.
Jovens que não deixem de sonhar, porém com os pés no chão, que façam de seus alucinógenos a caridade. Que troquem a coragem pelo medo do amanhã, que aceitem o sofrimento como uma forma de crescimento, e não fujam da dor, mas a dêem um sentido outro.
Quer se encontrar jovens que vivam altos ideais, sem ter medo de serem chamados de careta, e se careta é ser diferente, criou-se um novo estilo de vida. A sociedade continua a procura de jovens que assumam o compromisso com o ser humano, de preservar sua essência. Optando pelo vida, sejam construtores de uma outra sociedade fundamentada na ética, com carácter preservem nossas crianças da imoralidade, e fundem seus princípios na verdade geradora da autêntica liberdade.
Jovens amantes da família, mesmo com todas as dificuldades ocasionada pelo convívio íntimo dos entes. Que não apenas se indignem com a injustiça, mas que nos pequenos atos pratiquem a justiça. Jovens que aprendam que os obstáculos foram feitos para serem superados, e que os sofrimentos existem para lhes ensinar que a vida precisa passar pelo crivo da prova para valer a pena. Que não envergonhem-se de levantar a mais belas das bandeiras, a de Cristo. Moças e rapazes que vivam a castidade, pois esta profunda atitude pertence a quem é grandioso e forte de espírito. E mais, que proclamem: é possível viver, esta ditosa virtude de quem ama, nos dias de hoje, mesmo em meio a uma sociedade medíocre, e uma mentalidade esquálida.
Sonha-se com jovens do futuro, que idealizem a eternidade, sem se conformarem com o presente incúrio. Jovens imprevisíveis no campo das ideias, conquanto não se deixem ser persuadidos por ideologias enganadoras, que mascaradas por um idealismo falso revelam-se na incoerência.
Jovens humanos que façam de sua profissão um ato de amor. Impávidos na luta contra o pecado, não deixando-se levar pela
onda da massa, pois a massa se fragmenta, então resta a solidão. Jovens que encontrem na breve existência a profundidade do indivíduo, e afastem-se da superficialidade que causa sequelas ao coração.
“Jovens que não deixem de sonhar, porém com os pés no chão”Rodrigo Stankevicz
Há um mundo apostando nos princípios e valores eternos, que está cansado de meias verdades, sedento pela verdade absoluta inscrita no próprio coração humano. Os desafios são muitos, poucos os agentes destes ideais. A decisão é sua, de alistar-se nesta leva, e trilhar um caminho inverso, mas instigante e com sentido profundo. A aventura é válida se a causa é magna, teu coração te diz que vale a pena, segui-o. Não queira uma vida igual a tudo que se vê, anseie por algo totalmente novo e desafiador. Jovem dê o primeiro passo para sua independência, e enfim virá a tão almejada liberdade.

fonte:http://destrave.cancaonova.com/carta-aberta-aos-jovens/