Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos jovens sonhando com um mundo mais alegre, e com valores de Deus Queremos anunciar a todos a misericordia, o amor e a união que Deus nos dá!!! PAZ E BEM

domingo, 31 de julho de 2011

A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES


No evangelho de hoje, nos relembra o milagre da multiplicação do pão e nos alerta para a partilha, compaixão e amor ao próximo que necessita. É o amor de Deus manisfestado em Jesus que multiplica os pães, cura os doentes, perdoa os pecados, e nos dá a vida eterna! Jesus não passa o problema adiante porque nos ama com o amor eterno.
 A exemplo de Cristo devemos multiplicar nosso amor, nossas palavras e tudo aquilo que ao próximo podemos oferecer de bom agrado. Mais do que pão Jesus ofereceu sua vida, que assim sejamos para o próximo em cada momento alegre ou triste.


NÃO IMPORTA QUANTO TENHAMOS, SE E MUITO OU POUCO: DOEMO-NOS AO SENHOR E DEIXEMOS QUE ELE CONTINUE A PARTIR DAÍ!

ABRAÇOS FRATERNOS, PAZ E BEM!!!   PABLIO E YARA

sábado, 30 de julho de 2011

QUAL O VALOR DA ORAÇÃO?

Muitas vezes, os cristãos se dispõem a interceder pela conversão de alguém que se encontra numa situação de pecado ou se destruindo por um vício. Surge, porém, uma dúvida: quem recebe uma oração de intercessão tem a sua liberdade destruída?

A resposta católica de hoje tenta mostrar a relação existente entre a ação de Deus e a liberdade de uma pessoa que é alvo de uma oração de intercessão.

fonte: padre paulo ricardo

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Mensagem - Por que somos tão tentados?

“Jesus, repleto do Espírito Santo, voltou do Jordão e estava no deserto, conduzido pelo Espírito, durante quarenta dias, e era tentado pelo diabo” (Lc 4,1,2a).


Repare em que momento o diabo tentou Jesus: quando Ele estava repleto do Espírito Santo. Essa tentação aconteceu durante os quarenta dias no deserto. O Espírito Santo conduziu Jesus até lá para ser tentado pelo demônio, a fim de que todos soubéssemos: quanto mais escolhidos, tanto mais somos tentados pelo maligno. Quanto mais repletos do Espírito Santo e quanto mais trabalharmos para o Senhor, mais atacados seremos pela tentação.

Depois de convertidos, podemos pensar que a tentação e o pecado não nos atingem mais; e que o diabo já ficou para trás... Grande ilusão! Quanto mais crescemos espiritualmente, tanto mais a tentação nos atormenta, mais sutil, enganadora e covarde ela é.

A tentação pela qual Jesus passou é a mesma pela qual passam todos os guerreiros de Deus.


Trecho do livro: "Combatentes na provação"

Monsenhor Jonas Abib

quarta-feira, 27 de julho de 2011

O que a Igreja diz sobre os Sacramentos !!!!

Temos a origem dos sacramentos a partir de toda historia de Jesus Cristo na terra, desde o inicio de sua missão podemos perceber os sacramentos que hoje temos na nossa igreja.

  • Primeiro quando João Batista batiza Jesus, demonstrando - nos que era necessário esse ato que ignificava intimidade com  Deus.
  •  Depois o sacramento da confirmação concede - nos uma efusão especial do Espirito Santo assim como foi feito com os apóstolos em pentecostes, é a realização da promessa de Jesus aos seus.
  •  O sacramento da eucaristia é o centro e o coração de toda liturgia da igreja de Jesus Cristo. Pois é nele que se cumpri, dia após dia em toda terra, tal sacramento foi instituído a fim de que seja realizado até o fim dos tempos. 
  • O sacramento da confissão nos é dado a partir das passagens onde Jesus nos lembra que " haverá no céu alegria por um só pecador que se converter, mais do que noventa e nove justos que não precisam de conversão"(Lc 15,7), sem contar nas outras enumeras passagens a da mulher adultera é a que mais nos lembra esse sacramento.
  •  Unção dos enfermos  por si só já é fruto da misericórdia que temos ao próximo e por isso esta santa unção e por sua infinita misericórdia, o Senhor vem em teu auxilio com a graça do Espirito Santo para que liberto dos teus pecados, ele te salve e, na sua bondade, alivie seus sofrimentos.
  • A ordem é o sacramento que é revelado pela vida de Cristo que no celibato viveu como bom pastor,logo Cristo Jesus é o único sacerdote, o único mediador entre Deus e os homens ( 1Tm 2,5) porque pela sua encarnação ele é plenamente Deus e plenamente homem, realizando perfeitamente a união das naturezas na sua unica pessoa.
    1. Matrimônio, sacramento mais conhecido desde o inicio dos tempos quando Deus criou o mundo e de uma só carne fez homem e mulher para governarem a terra, a comprovação é que Jesus o salvador teve também ele, mesmo sendo Deus nasceu em uma família, sem contar o milagre realizado nas bodas de Caná dando importância a tamanha festa.                
      1.                                                                                         
      1.  

  1.  

  1. Finalizando, " a Igreja é, em Cristo, como que Sacramento, isto é, sinal e instrumento da intima união com Deus e da unidade de todo gênero humano" ( concilio Vaticano II)


Reflitam pessoal e tirem proveito deste conhecimento, um abraço em Cristo, Pablio e Yara.

ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO

" Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem as traças nem a ferrugem e os ladrões não roubam. Por que onde está o teu tesouro, lá também está o teu coração."
 (Mt. 6, 19-21)


Com tantas coisas que o mundo nos oferece nos dias atuais colocamos muito facilmente o nosso coração em qualquer lugar, pois damos importância às pequenas coisas e circunstâncias que o mundo nos apresenta como o melhor caminho para nossa vida.
Quais tesouros estamos buscando para nossa vida? Estamos buscando  dinheiro, poder, fama?
Viemos do Alto e são as coisas de lá que devemos buscar... lá se encontra nosso verdadeiro tesouro, e é nas coisas do Alto que deve estar nosso CORAÇÃO!!!
Tomemos essa decisão!


Amados jovens que possamos esta de coração aberto pra Deus.




Aproveito aqui pra pedi que acessem o blog da minha amiga tatiana, www.tatianaelias.blogspot.com
não deixem de de participar do blog dessa amada jovem que esta tambem fazendo um grande trabalho.. abraços fraterno, paz e bem!!!

terça-feira, 26 de julho de 2011

SÃO JOAQUIM E SANT´ANA

Com alegria celebramos hoje a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana.

Em hebraico, Ana exprime "graça" e Joaquim equivale a "Javé prepara ou fortalece".

Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant'Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora.

Sant'Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.

O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant'Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça.

A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.


São Joaquim e Sant'Ana, rogai por nós!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quem tem um amigo , tem um verdadeiro tesouro

 Nos dias de hoje o valor da amizade tem um papel muito importante para cada um de nós, porque na sociedade que vivemos essa relação tem sido a cada dia mais banalizada e esquecida por muitos.
Assim diz a palavra em Eclesiastico 6,14 - 17: " amigo fiel é proteção poderoso, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro.Amigo fiel não tem preço, e o seu valor é incalculavél. Amigo fiel é remédio que cura, e os que temem ao Senhor o encontrarão.Quem  teme ao Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será seu amigo. A partir da palavra podemos entender o quanto é valoroso ter um amigo verdadeiro. Nosso Senhor Jesus foi exemplo de amigo que quando se referia aos apóstolos os chamava de amigos e não de servos, e mais ele considerava a presença de seus amigos: Lázaro, Maria e Marta. Tambem nós devemos amar nossos amigos e também escolher pessoas de Deus no nosso caminho.
A amizade bem cultivada tem o poder de curar, de restaurar e de fortalecer porque é o amor filia em grego o amor que compartilha que doa.


A função psicossocial da amizade é, assim, de rara repercussão. Ela é fator de progresso, pois o amigo autêntico aperfeiçoa e educa pela palavra e pelo exemplo; é penhor de segurança, uma vez que o amigo leal é remédio para todas as angústias, dado que a amizade é força espiritual. Entretanto, há condições para que floresça a amizade. 
Pode-se dizer que são seus ingredientes: a sinceridade, a confiança, a disponibilidade, a tolerância, a compreensão e a fidelidade.
O amigo é luz que guia, é âncora em mar revolto, é arrimo a toda hora. Esparge raios de sol de alegria, derramando torrentes de clarões divinos. Dulcifica o pesar. Tudo isso merece ser pensado e repensado..


Finalizando é preciso cultivar esse tesouro porque nos faz bem e somos sempre responsáveis um pelo outro já dizia Saint-Exupéry; “És eternamente responsável por aquilo que cativas”.  que possamos ser belos e verdadeiros amigos para aqueles que nos amam. abraços fraterno, paz e bem!! Yara e Pablio

domingo, 24 de julho de 2011

MÚSICA NA IGREJA

A música foi o complemento artístico das catedrais medievais. Até a época de Gregório I (540-604) tinha a música forte influência grega e bizantina, bem patentes nas árias monódicas. Atribui-se ao grande Papa Gregório I (por isso "música gregoriana") a criação de uma melodia simples, o "cantochão" ou canto "gregoriano". Independentemente do número de pessoas, todos cantavam no mesmo tom, embora as mulheres e crianças quase sempre cantavam uma oitiva mais alto que os homens.  Porém, as variações surgidas no canto gregoriano exigiam uma notação mais prática e mais exata. Aproximadamente em 1040, o monge Guido de Arezzo deu os atuais  nomes  às primeiras seis escalas, tirando as primeiras sílabas de palavras de um hino que os meninos cantores entoavam a São João, para que os protegesse da rouquidão. O ut era tão fácil de ser cantado, pois acabava de ser consoante, e posteriormente foi substituído por dó. Assim nasceu o alfabeto musical dos países latinos. Essas criações vitais abriram o caminho para a música polifônica, que mais tarde, entretanto, entrelaçaria duas, três e até quatro vozes independentes.
                                        Como as demais  artes,  também da música a Igreja se serve para abrilhantar o culto divino. O objeto mais digno que o próprio Deus, as artes não podem ter, sendo Ele a fonte de tudo que é belo, de tudo que é perfeito. A música, para ser admitida no serviço de Deus, deve tornar-se digna desta grandiosa vocação. Para Deus só o melhor, para o culto divino, só o que há de mais perfeito. Há uma música profana, uma música religiosa e uma música sacra. A primeira é a arte do mundo, mais ou menos aparatosa, mais ou menos artística, destinada a deliciar os ouvidos e abrilhantar as festividades do mundo.  É a música ouvida nos teatros, nos concertos, nas festas profanas e nos lugares de divertimentos. Esta espécie de música não serve para o culto divino e dele está excluída por princípio. Há ainda a música que bem difere da primeira, já mencionada. É uma música mais suave, que mais ou menos traz os enlevos religiosos e os da alma; são composições que objetivam assuntos religiosos. Esta espécie de música dispõe dos recursos e dos meios de expressão da música profana, e dela tira o que precisa, para exprimir o colorido do caráter que lhe é próprio. Há músicas religiosas que podem ser admitidas nas igrejas, o que depende do exame consciencioso de quem é competente na matéria e, a falta de temperança nesse aspecto pode fatalmente macular o sacro rito,  transformando o participante da Missa num espectador, confundindo-se  altar com palco, o que seria um desastre.  A música sacra é a música própria da Igreja, a música litúrgica oficialmente aprovada e autêntica. A Igreja  faz questão em ver observadas suas determinações relativas à música sacra; e grande é a responsabilidade das autoridades eclesiásticas nesse particular. A música na Igreja não deve visar outra coisa senão a glória de Deus e a edificação dos fiéis. Admitir músicas profanas e indignas no culto divino, é pecado, por ser uma profanação do templo de Deus e um escândalo para os fiéis. Aqueles que devem interessar-se mais de perto pela música sacra, não podem deixar de ler e estudar o Motu Próprio de Pio X sobre a música sacra, documento de alto valor, que é considerado o código musical da Igreja Católica. 
fonte: http://www.paginaoriente.com/catecismo/musica.htm

sábado, 23 de julho de 2011

JESUS O NOSSO BOM PASTOR

Amados jovens de Deus...

com muito carinho estou compartilhando esse vídeo com vcs...
.

JESUS É NOSSO PASTOR... E A NÓS, SUAS OVELHAS MAIS QUE AMADAS,
NADA HÁ DE  FALTAR.. POIS O BOM PASTOR NÃO ABANDONA SUAS
OVELHAS... MAS AS CONHECE E CUIDA COM MUITO CARINHO...

sejamos sempre alegres por podermos ter e experimentar diariamente desse amor...



que sejamos cada vez mas alegres com o nosso pastor que é jesus cristo e nos somos as ovelhas que ele ama e jamais nos deixa sozinhos.. que Deus abençoe a cada jovem que acessam esse blog.


abraços fraterno, paz e bem !!!
Pablio e Yara

sexta-feira, 22 de julho de 2011

AS IMAGENS NA IGREJA CATÓLICA

                                                 Tanto no Êxodo  como no Deuteronômio, a proibição de imagens  refere-se à imagem dos deuses estrangeiros e não de qualquer espécie de desenho, pintura ou escultura. Trata-se de ídolos e  de figuras de  deuses falsos que tomavam formas de pessoas, animais, astros, etc.  Tanto é assim que o mesmo Deus mandou Moisés  fazer uma serpente de bronze, que foi colocada num suporte  e, vendo-a, os hebreus  ficavam curados de suas feridas. Esta imagem da serpente era prefigurativa  de Jesus  pregado na cruz: "Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo o homem que nele crer, tenha a vida eterna" (Jo III,14s). Além disso, Deus determinou a Moisés fazer dois querubins para cobrirem o propiciatório: Êx XXV, 18s.  Salomão, quando construiu o templo, mandou fazer também querubins e outras figuras várias, entre as quais leões e bois: I Re VII, 29.   Nem  por isso o templo foi do desagrado de Deus.  As proibições impostas por Deus destinavam-se a proteger o pequeno povo de Israel, cercado de tantos povos idólatras e ele mesmo propenso à idolatria, do perigo dessa idolatria. Uma coisa é imagem, outra é ídolo. O mesmo Deus que proibiu fazer imagens (de ídolos) mandou fazer imagens (não de ídolos), como a serpente de bronze, os querubins. 
                                              Qualificar de superstição e hipocrisia os ornamentos de Igrejas ou quadros e imagens de santos,  pode ser ignorância, quando não for maldade ou impiedade. O culto das imagens sempre teve inimigos na história, fato que ainda persiste em nossos dias. Não percebem (ou não querem perceber) que imagem só podemos fazer de pessoas visíveis, como de Nosso Senhor, de Nossa Senhora,  dos Anjos, dos Santos Apóstolos, etc.  Não trata-se da adoração ou culto da imagem pela imagem, ou que possuam poder sobrenatural ou maravilhoso, o que seria superstição e idolatria. Veneramos uma imagem sacra mostrando nosso afeto à pessoa por ela representada, assim como temos amor ao retrato de pessoas queridas, onde o papel em que é feito não diz absolutamente nada,  mas sim o que ele representa, ou seja, a imagem dos pais, de um irmão, de um ente que já se foi.    
                                             A veneração das imagens é antiquíssima na Igreja e de origem apostólica.  São valores artísticos que elevam a alma das pessoas às práticas das virtudes e da piedade.   
                                              A Igreja Católica, nos concílios de Nicéia e Trento, aprovou e recomendou  o culto das imagens.  A doutrina da Igreja, sobre as imagens e o respectivo culto, está resumida nos seguintes pontos: 
1.  As imagens não são ídolos, a que os fiéis devam render homenagem. Imagem  nenhuma possui um poder oculto ou latente, em virtude do qual se lhe deva prestar culto e veneração. 
2. É proibido fazer petições às imagens e nelas depositar uma confiança como se fossem doadores de graças e benefícios. A imagem deve ser para o católico um meio, um instrumento, que lhe facilite elevar os pensamentos acima desta terra, às coisas  sobrenaturais e divinas. 
3. A veneração, o respeito que se tem às imagens, tem por objeto, não a imagem como tal, mas a pessoa por ela representada, isto é, Nosso Senhor Jesus Cristo,  sua  Santa Mãe e os Santos. A imagem não é nada mais que imagem, que nos  lembra os benefícios que Deus dá à criatura humana;  lembra-nos o poder dos Santos, como amigos de Deus e suas virtudes, que devemos imitar. Nada, pois, tem o culto das imagens  com idolatria ou superstição.
                                                                     *************
                                            No ano de  725,  São Germano opôs-se  com toda a sua energia contra essa perseguição sacrílega, perpetrada  pelo Imperador de Constantinopla,  Leão - o Isaurio,  que ao assumir o trono declarou publicamente proteger a fé católica, o que, aliás não cumpriu, pois naquele ano iniciou campanha contra o culto das imagens. 
                                           A luta tomou feições muito sérias. São Germano defendeu, no púlpito e em escritos, a doutrina sobre o culto das imagens. Em conferências particulares que teve com o Imperador, mostrou a  este  a  inconveniência e a criminalidade daquele proceder. Não conseguiu, porém, mudar as  idéias do iconoclasta. Quando, em 730, Leão exigiu de São Germano a assinatura de um decreto que determinava  a  destruição das imagens  sacras, o Santo declarou: "Senhor, tomar uma medida contra a fé, é-me impossível".  Esta profissão de fé acarretou ao octogenário, não só o ódio do Imperador, mas a expulsão de Constantinopla, em condições mui humilhantes, tendo que retirar-se para Platino. 
                                          Em defesa das imagens, São Germano opôs resistência tenacíssima aos iconoclastas, negando-se peremptoriamente a assinar uma proibição imperial,  que tinha por objeto o fim do culto das  imagens e sua conseqüente destruição.  Ainda hoje, a Igreja sofre tais ataques sistematicamente articulados com a finalidade de  atingir  a Igreja de Cristo. As portas do inferno não tem poder de prevalecer contra Ela.  
CONCLUSÃO
                                           Os católicos não devem se deixar levar por conceitos errôneos a respeito das imagens, que nada mais são do que meras representações elaboradas por hábeis artistas.  Devemos saber discernir o abismo que separa a IMAGEM do  ÍDOLO.  Recorrendo às Escrituras constaremos que  nós mesmos,  os seres humanos,  fomos feitos à IMAGEM e semelhança de Deus, portanto, o Criador foi quem criou a primeira IMAGEM de si próprio. Isto para nos lembrar que, por pior que seja o nosso semelhante, devemos ver nele  a IMAGEM do próprio Deus.  (Verifique  - artigo I do livro "Oriente"  - de onde extraímos esta oportuna constatação)       
                                           Representações idólatras em diversas formas como:  figas, patuás, pés-de-coelho, pirâmides, etc..., sutilmente  propaladas como objetos para uso em simpatias ou superstições inofensivas,  devem ser combatidas com veemência, já que imprimem influências extremamente comprometedoras à salvação da alma.  A adoração ou uso destes  amuletos,  mesmo em decorrência de modismos ingenuamente sutis, ofendem muito a Nosso Senhor, pois que toda a nossa confiança deve estar concentrada no poder de Deus. Quem cultua, pratica ou difunde a adoração destes objetos, sem dúvida, prestará contas no dia do Juízo.     
                                          O homem em sua vida sensitiva, muito depende das coisas que o rodeiam. Como o cristão prudente e sincero procura afastar de si todas as más influências, com prazer se inclinará a tudo que em sua alma for capaz de produzir boas impressões e elevá-las a Deus e às coisas santas. É este o motivo porque a Igreja orna o interior dos templos com belos quadros e imagens de santos. O Aspecto destas coisas desperta na alma pensamentos salutares, o desejo de imitar o exemplo da virtude daqueles que se santificaram na lei de Deus.  

fonte: http://www.paginaoriente.com/catecismo/imagens.htm

quinta-feira, 21 de julho de 2011

JULHO MÊS- DO PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE JESUS

  O mês de julho foi estabelecido pela Igreja como o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus. A piedade cristã sempre manifestou, através dos séculos, especial devoção ao Sangue de Cristo derramado para a remissão dos pecados de todo o gênero humano,  por ocasião da Paixão e Morte de Jesus e atravessando a história até hoje com Sua presença real no Sacramento da Eucaristia.  
                                 Desde tempos muito remotos, a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus sempre esteve presente e  floresceu cada vez mais em meio ao clero e  aos fiéis, através de solenidades, preces públicas e  Ladainha própria, com o fim de pedir a Deus perdão dos pecados, afastar os fiéis dos justos castigos, implorar as bênçãos do céu sobre os frutos da terra, e prover nossas necessidades espirituais e temporais. 
                                 No século passado, foi São Gaspar de Búfalo admirável propagador desta insigne devoção, tendo o merecimento da aprovação da Santa Sé e por isto até hoje é conhecido como o "Apóstolo do Preciosíssimo Sangue". Foi por ordem do Papa Bento XIV que foram compostos a missa e o ofício em honra ao Sangue de Jesus para finalmente ser estendida à Igreja Universal por decreto do Papa Pio IX. 
                                 O Papa João XXIII, cuja família desde a sua infância foi fiel devota ao Preciosíssimo Sangue,   também perpetrou esta santa devoção, tendo logo no início de seu pontificado escrito a Carta Apostólica Inde a Primis, a fim de promover o seu culto, conforme fez menção o Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Angelus Domini, onde frisa o convite de João XXIII sobre o valor infinito daquele sangue, do qual "uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa" .  
                                 Sejamos, portanto, também devotos propagadores desta extraordinária e salutar prática da piedade cristã.   

domingo, 17 de julho de 2011

O SEMEAR NO JARDIM DO SENHOR!

A parábola do joio e do trigo destaca que a missão não está em apenas combater o inimigo, mas em cultivar os valores do Reino. 
De qualquer modo, o Evangelista não quer remover, assim, a idéia do "inimigo", muito presente no Antigo Testamento, de modo particular nos Salmos. 
As parábolas do grão de mostarda e do fermento fortalecem os discípulos na esperança. 
As duas são elaboradas a partir de imagens do ambiente familiar: um homem em seu campo e uma mulher em sua casa preparando o pão. 


Os servos são chamados a aprender com o senhor do campo, que, sendo imagem do Deus do impossível, espera que, quem sabe, o joio venha a se transformar em trigo.
Aliás, basta olhar um pouco para a nossa consciência para vermos que nenhum de nós é totalmente trigo, ou mesmo totalmente joio, e que devemo sempre nos converter, confiando na benevolência de Deus.


Assim como também diz no evangelho sobre a grandeza do reino de Deus, temos que ter em vista que esse reino cresce conforme o nosso semear na nossa vida e na vida dos irmãos. Não adianta dizer e não viver, é preciso proclamar, semear, cuidar e cultivar .
Porque no julgamento do Senhor ele virá e nos cobrará aquilo que semeamos, se semearmos o joio então não teremos parte com Ele, mas se semearmos o trigo com Ele reinaremos na Gloria eterna.
Então reflita: como estamos sendo na vida dos irmãos, o  joio ou o trigo?


Irmãos que nesse belíssimo evangelho, possamos seguir o ensinamento do Senhor para que sejamos o trigo e não o joio nos nossos convívios, tanto na família, na escola, no trabalho, na igreja enfim!


Um abraço a todos, paz e bem!! Pablio e Yara

sábado, 16 de julho de 2011

NOSSA SENHORA DO CARMO, ROGAI POR NÓS!

Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".

Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45). Estes profetas foram "participantes" da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que
sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".

Certo dia, que já vai longe, andando pelas ruas de Roma, encontraram-se três insignes homens de Deus. Um era Frei Domingos de Gusmão, que recrutava membros para a Ordem que fundara, a dos Pregadores, mais tarde conhecida como dos “dominicanos”. Outro era o Irmão Francisco de Assis, o Poverello, que havia pouco reunira alguns homens para servir ao que chamava a Dama Pobreza. O terceiro, Frei Ângelo, tinha vindo de longe, do Monte Os três, iluminados pelo Divino Espírito Santo, reconheceram-se mutuamente, e no decurso da conversa fizeram muitas profecias. Santo Ângelo, por exemplo, predisse os estigmas que seriam concedidos por Deus a São Francisco. E São Domingos profetizou: “Um dia, Irmão Ângelo, a Santíssima Virgem dará à tua Ordem do Carmo uma devoção que será conhecida pelo nome de Escapulário Castanho, e dará à minha Ordem dos Pregadores uma devoção que se chamará Rosário. E um dia Ela salvará o mundo por meio do Rosário e do Escapulário”.

O Escapulário do Carmo

Consiste em dois pedaços de pano marrom, unidos entre si por um cordão. Um pedaço de pano traz a estampa de Nossa Senhora do Carmo, e o outro a do Sagrado Coração de Jesus, ou o emblema da Ordem do Carmo. A palavra latina “scapulas” significa ombros, daí designar-se Escapulário este objeto de devoção colocado sobre os ombros. Para os religiosos carmelitas, é símbolo de consagração religiosa na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Para os fiéis leigos, para o povo, é símbolo de devoção e afeto para com a mesma Senhora do Carmo. Nos meios populares, é conhecido como “bentinho do Carmo”.

“Para a Igreja, entre as formas de devoção mariana, está o uso piedoso do Escapulário do Carmo, pela sua simplicidade e adaptação a qualquer mentalidade” (Papa Paulo VI). Maria, Mãe de Jesus, é a “mulher que pisa na cabeça da serpente” (Gn 3,15), e aparece “vestida de sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12,1-17).

Origem do Escapulário

No século XI, um grupo de homens dispostos a seguir Jesus Cristo, reuniram-se no Monte Carmelo, em Israel. Ali construíram uma capela em honra de Nossa Senhora. Este local é considerado sagrado, desde tempos imemoriais ( Is 33,9;35,2; Mq 7,14), e se tornou célebre pelas ações do profeta Elias (1 Rs 18). A palavra "carmelo" quer dizer jardim ou pomar. Nasciam ali os carmelitas, ou a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Tempos depois, os carmelitas mudaram-se para a Europa e passavam por grandes dificuldades. No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge, Inglaterra, S. Simão Stock, superior geral da Ordem, pediu a Nossa Senhora, um sinal de sua proteção, que fosse visível a seus inimigos.

Recebeu, então, de Nossa Senhora o escapulário, com a promessa: "Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”. Quem segue Jesus e é devoto de Maria Santíssima, caminha a passos seguros no caminho da salvação.
O escapulário é sinal da proteção de Maria. A festa de Nossa Senhora do Carmo é celebrada todo 16 de julho de cada ano, desde 1332, e foi estendida à Igreja Universal no ano de 1726, pelo papa Bento XIII. O papa João Paulo II, ao declarar
que usa o escapulário desde sua juventude, escreve: “O Escapulário é signo de aliança entre Maria e os fiéis. Traduz concretamente a entrega, na cruz, de Maria ao discípulo João”(Jo 19, 25-27).

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Rock combina com Igreja


Sites oficiais
God First e A.U.B. usam o Rock para evangelizar os jovens
O ritmo que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 se espalhou por todo mundo, se reinventando a cada geração e se subdividindo em diversos estilos como o Punk Rock, Pop Rock e o Rock Alternativo. O rock que sempre foi visto como uma música que representava a rebeldia dos jovens, hoje é usado para a evangelização.

O ritmo tem atraído para a Igreja muitos jovens que já gostavam desse estilo, como salienta o integrante da banda God First, Rob Machado.


“O rock ajuda a louvar mais ainda o Senhor, porque as letras falam de coisas muito verdadeiras, de coisas que não passam, que é a Palavra de Deus. E o rock, unido a essas letras, faz com que os jovens gostem ainda mais da Palavra do Senhor. A gente acha que é uma porta, um acesso para as pessoas”, salienta o músico católico.

Considerado também um ritmo forte que deixa os jovens exaltados, o rock pode se adequar para ser usado como meio de evangelização, afirma o membro da Academia Internacional de Música e Reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo.


“Se a música é criação de Deus e dom especial dado àqueles que se prestam a louvar o Senhor, acredito que este [o rock] pode ser um importante canal de evangelização”, esclarece.

É o que pensa também o músico e doutor em teologia e espiritualidade, padre João Carlos Almeida, SCJ, conhecido como Pe. Joãozinho. “O rock é um ritmo como outro qualquer. E um ritmo não é bom ou ruim, o que é bom ou ruim é o coração que está batendo por trás daquela batida. Como diz Jesus: 'a boca fala do que o coração está cheio'. Assim eu acho que o ritmo fala do que o coração está cheio".



De acordo com o vocalista da banda católica A.U.B., Fabrício Augusto, é possível fazer a diferença. "Podemos resgatar o rock que está sendo tão mal usado no mundo para louvar a Deus”, ressalta.



Para o vocalista da banda God First, existem várias formas de louvar a Deus e o rock pode ser sim uma boa forma de expressar isso.

“A presença de Deus nos faz ficar cheios do Espírito Santo. [No Pentecostes] os apóstolos cantaram e louvaram porque estavam cheios do Espirito Santo. Acredito que existem várias formas de louvar o Senhor, como a forma contemplativa, adorando ao Santíssimo, como nós também fazemos, e existem pessoas que gostam de algo mais agitado”, defende Rob.

Vencendo preconceitos
A alegria do rock atrai muitos jovens, mas o rock católico ainda sofre preconceito tanto por parte dos roqueiros do mundo secular, porque as letras falam de Cristo, quanto dos cristãos que não gostam de rock. 

“O mais importante é estar junto da molecada e de quem gosta desse ritmo, mas louvando a Deus e caminhando numa vida saudável, uma vida de santidade no dia-a-dia junto a Deus", diz Fabrício, da banda A.U.B.

Tanto os músicos da banda God First quanto da A.U.B. são acompanhados por padres e bispos, e para eles a obediência à Igreja é essencial para continuar o trabalho. 

“A gente sofre um pouco de dificuldade por parte de quem não tem Jesus como seu Senhor e Salvador, e quem é cristão tem preconceito porque é rock. Mas se a gente faz isso é porque fomos chamados [por Deus]. Mas acredito que todos aqueles que são chamados a evangelizar sofrem algumas dificuldades", conta o vocalista da banda A.U.B.

O rock foi mesmo sinal de rebeldia especialmente nas décadas de 1980 e 1990. Mas hoje os músicos da banda God First usam sua arte para atrair mais jovens para Cristo. 

“Tudo que temos de melhor temos que dar a Deus. O que temos para oferecer é o nosso dom que é tocar música e o rock é o nosso estilo”, diz Rob. 


Rock na Liturgia

Porém os próprios integrantes das bandas concordam que o rock pesado não é o melhor ritmo para tocar nas Missas.

“Existem formas de batida que usamos o tempo inteiro e que tecnicamente são consideradas rock. Mas um rock pesado não acredito que possa nos elevar. Não só o rock pesado, assim como qualquer ritmo que tem outro tipo de propósito, que não litúrgico, não pode ser usado durante a Missa", salienta padre Joãozinho. 

Assim, o rock para acompanhar a Liturgia deve se adequar num formato acústico, como sugere o vocalista da banda God First.

Mas o ritmo atrai os amantes do rock trazendo a eles uma sensibilidade para as coisas sagradas. “Toda boa música pode nos conduzir a uma realidade espiritual", enfatiza padre Omar.
Bom essa reportagem teve fonte na cancaonova.com , mas o meu ponto de vista é que é algo inedito e coloco aqui para vocês refletirem se realmente é cabivel essa proposta. Considerando com todo amor se Deus chamou quem somos nós para dizer o contrario! 

UM ABRAÇO PESSOAL, YARA SARANDY

Meu Senhor Meu Tudo

“E disse-lhe Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.(Mc 16.15)
A tarefa primordial da igreja de Jesus é pregar a Boa Nova da Salvação. E pregá-la a todos os povos e nações. Quem é pai ou mãe, sabe a dor que um simples corte no dedo de um filho nos causa. Deus, contudo, amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. 37 E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38 Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” (Mt. 9 36-37).


amados jovens ,
Que o mais importante nesta vida
é ter Jesus no coração,e na vida. Abraços fraterno, paz e bem!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Precisamos de Santos de calça jeans- Papa João Paulo II

Precisamos de Santos de calça jeans - João Paulo II

Precisamos de Santos sem véu  ou batina.
Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. 
Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos.
Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade.
Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade.
Precisamos de Santos modernos, santos do século XXI, com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.
Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais.

Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo.

Precisamos de Santos que bebam coca-cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem disc man.

Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos.

Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte.
Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros.

Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

sábado, 9 de julho de 2011

Ser Católico e não apenas "estar" Catolico!

Qual Católico que vive intensamente a sua Fé que já não teve estes momentos de "adoradores de imagens e de santos", de "adoradores de Maria", "idólatras", "pecadores", "Blasfemadores", "batizadores de criancinhas" entre outros?
Infelizmente muitos Católicos não buscam uma melhor formação Bíblica, ou formação sobre o Catecismo da Igreja Católica e alguns irmãos separados se aproveitam desta fragilidade de formação para tentar convencer alguns Católicos de suas apostasias e de seus fundamentalismos bíblicos.O que mais dói é que muitos são os Católicos que aderem a esta persuasão unica e exclusivamente por falta de formação.



Se os Católicos fossem melhores formados desde a catequese até a vivencia adulta de sua fé, certamente os Testemunhas de Jeová entre outros Protestantes teriam receio de bater palma na casa de alguém que tivesse conhecimento do Catecismo e não tivesse medo de defender sua fé.
Mas infelizmente o que se vê são pessoas sem argumentos se escondendo dentro de casa quando vê testemunhas de Jeová chegando perto. Abaixam o som da TV ou do rádio, ficam em silencio com cortinas e janelas fechadas para pensarem que não tem ninguém...o que na verdade parece engraçado é muito triste.



O Padre Zezinho com suas canções e livros é um grande formador e incentivador da fé católica sempre respeitando o Ecumenismo e o diálogo Inter-religioso entre as pessoas.
Se sua diocese oferece formação, faça. Se não oferece, peça que ofereça!
Tenha em casa um Catecismo da Igreja (CIC) e leia sempre que puder.
Eu espero um curso formal em minha Paróquia, assim como espero em todas as Paróquias do Mundo, não para aprender a vivenciar a Palavra de Deus apenas, e sim vivenciar nossa Doutrina, qual é inteiramente alimentada e alicerdada no Evangelho.



É importante livretos de Padres e religiosos entre outros para auxilio da vivencia de uma Espiritualidade, mas isso em nenhum momento pode nem deve substituir uma formação doutrinária, cujo o objetuvo principal é conhecer nossa própria fé.
Para se vivenciar de modo Pleno a Palavra, é preciso sobretudo conhecer o coração de nossa Igreja, seu Catecismo.
Conhecimento e formação Catequética não é só importante...é ESSENCIAL!



O Catolicismo tem sido alvo de todos os tipos de ataques, inclusive e principalmente de membros de Igrejas Protestantes. Nossos "irmãos separados" preferem gastar seu tempo em atacar a Igreja católica e seus fiéis, ao invés de tentarem converter àqueles que estão vivendo à margem do Evagelho e longe da Luz do Espirito Santo. Rivalidade e revanchismo barato em busca do status de maior, melhor e verdadeiros mensageiros do Evangelho, mas não devemos nos ater a isso, pois mesmo a Igreja já sabe que os dias vindouros não serão nada fáceis.


Vejam o Parágrafo 675 do Catecismo da Igreja Católica.
"Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalará a fé de muitos crentes. A perseguição que acompanha a peregrinação dela na terra desvendará o "mistério de iniquidade (perversidão)" sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente a seus problemas, à custa da apostasia (negação) da verdade. A impostura religiosa suprema é a do Anticristo, isto é, de um pseudo-messianismo em que o homem glorifica a si mesmo em lugar de Deus e de seu Messias que veio na carne"



A Igreja Católica não tem perdido fiéis para outras Igrejas, estes nunca foram fiéis.
Os fiéis da Igreja católica estão nela e nela hão de permanecer até o ultimo dia de vida. A Igreja com sua doutrina sempre fiél ao Evangelho separa naturalmente o joio do trigo, é a poda dos galhos secos.
Dizer que mudou de religião porque não encontrou Jesus na Igreja católica sem nunca te-lo buscado realmente é um dos maiores absurdos que uma pessoa comete quando procura desculpas e culpados pela sua falta de fé!
Na grande maioria das vezes, pessoas que jamais buscaram conhecer a fundo o catecismo da Igreja Católica e se deixou levar pelo conformismo e comodidade da sua hora semanal de Missa!
Católico formado e informado é católico preparado!

Vigiai e orai!



Esse texto foi tirado do blog Juventude Católica, achei muito interessante a maneira como eles falam sobre ser católico e não apenas estar católico. Acesse você também www.juventudecatolica.blogspot.com.Paz e Bem para todos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

MUSICA TUDO PASSA PELA CRUZ

l
AMADOS JOVENS TUDO PASSA PELA CRUZ A NOSSA VIDA PASSA PELA CRUZ, A NOSSAS DIFICULDADES PASSA PELA CRUZ, A NOSSA HISTORIA PASSA PELA CRUZ, A CRUZ NÃO É UM SÍMBOLO DE DERROTA MAS SIM DE VITÓRIA.. JOVEM NÃO TENHA MEDO DE ABRAÇAR A SUA CRUZ, JESUS DISSE: QUEM QUISER ME SEGUIR TOME A CADA DIA A SUA CRUZ E ME SIGA.  QUE DEUS ABENÇOE CADA JOVEM DO NOSSO BRASIL... ABRAÇOS FRATERNO, PAZ E BEM

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A PAZ ESTEJA CONVOSCO!!

  Quando falamos de Paz lembramos logo da passagem onde o Senhor ressuscitado aparece aos discípulos em meio ao medo e a angustia de serem perseguidos. A um grande questionamento do que realmente seja a paz, mas nós cristãos podemos dizer que sabemos o sentido verdadeiro da paz, é a de Cristo Jesus.
Somente ele é a Paz, não é um simples sentimento, mas um ato, um pensamento, uma expressão de Amor.


   Tem a oração de Nossa Senhora da Paz, que descreve bem assim: " Ninguém a não ser vosso Filho Jesus pode dar - nos a paz." E esse sentido de paz é aquele que sobrevive em meio a guerra, a preocupação, não é a paz comprada, a paz que tem quer vir no silencio, na tranquilidade, na facilidade de resolver os problemas; a paz é aquela que ultrapassa todo e qualquer sentimento nosso, Paz é ação, é presença de amor que nos envolve, nosprotege e que nos prepara para um novo anúncio  !!!



BUSQUEMOS ESTA PAZ QUE CRISTO NOS OFERECE E NÃO A PAZ QUE O MUNDO NOS DÁ!


" Onde há amor, há paz; onde há paz, há Deus, onde há Deus; nada falta!!!"

domingo, 3 de julho de 2011

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.

Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.

Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.

Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.

Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".


São Pedro e São Paulo, rogai por nós!