Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos jovens sonhando com um mundo mais alegre, e com valores de Deus Queremos anunciar a todos a misericordia, o amor e a união que Deus nos dá!!! PAZ E BEM

quinta-feira, 30 de junho de 2011

OS SALMOS NOS ENSINAM A ORAR E A AMAR A DEUS , DIZ PAPA BENTO XVI .


A partir de hoje o Papa inicia uma nova etapa no ciclo das catequeses de quarta-feira, pela audiência geral, dedicadas ao tema da oração. Depois da apresentação dos episódios de personagens com enfoque na importância da oração, agora o Santo Padre oferece aos fiéis a meditação sobre os "Salmos mais belos e mais caros à tradição orante da Igreja". Hoje foi a última vez em que o pontífice se encontrou com os fiéis na audiência geral antes de suas férias estivas. Até agosto, o pontífice recitará somente o "Ângelus" na presença dos fiéis.
Com um atraso de 7 minutos, o Santo Padre iniciou a audiência geral após saudar os 10 mil fiéis presentes na esplanada petrina passando de papamóvel pelos setores da Praça de São Pedro. Em seu discurso, meditando sobre o Livro dos Salmos, o Santo Padre observou que nele "se manifesta toda a experiência humana, com suas múltiplas facetas, e toda a gama dos sentimentos que acompanham a existência do homem", porque "os Salmos são manifestações do ânimo e da fé" do homem.

Os 150 Salmos do Antigo Testamento que constituem o "Saltério" representam diversas formas literárias: hinos, lamentações e súplicas individuais e coletivas, cantos de agradecimento, salmos penitenciais, salmos sapienciais, e outros gêneros que podem ser encontrados nessas composições poéticas.
Mas o mais importante de todas as formas, segundo o pontífice, é que elas compreendem a súplica e o louvor do homem. Elas "se entrelaçam e se fundem em um único canto que celebra a graça eterna do Senhor que se curva sobre a nossa fragilidade". Na súplica, continuou o Papa, "quem ora se lamenta e descreve uma situação de angústia, de perigo, de desolação, ou mesmo, como nos Salmos penitenciais, confessa a culpa do pecado pedindo para ser perdoado. Ele expõe ao Senhor o seu estado de necessidade na confiança de ser ouvido, e isto implica um reconhecimento de Deus como bom, desejoso do bem e "amante da vida"".
"Os Salmos nos ensinam a rezar e amar a Deus", afirmou Bento XVI. "Ensinando-nos a rezar, os Salmos nos ensinam que também na desolação, também na dor, a presença de Deus permanece; é fonte de maravilha e de consolação; pode-se chorar, suplicar, interceder, mas na consciência de que estamos caminhando em direção da luz, onde o louvor poderá ser definitivo".
Ao final da audiência, em suas saudações em diversas línguas, o Papa disse, em português:
"Saúdo todos os peregrinos de língua portuguesa, em particular os brasileiros de Curitiba e os jovens portugueses que se organizaram sob o lema "Eu acredito" para unir seus coetâneos à volta do Sucessor de Pedro. Continuai a fazer da oração um meio para crescerdes nesta união. Cada dia, pedi a Jesus como os seus primeiros discípulos: "Senhor, ensinai-nos a rezar"! Que Deus vos abençoe!"
Bento XVI se encontrou pela última vez com os fiéis para a audiência geral. Na próxima semana, a Igreja Católica celebra a festa dos santos Pedro e Paulo e em julho todas as audiências gerais estarão suspensas para as férias do pontífice. Durante todo o período de verão, assim como no ano passado, o Santo Padre permanecerá na residência apostólica estiva de Castel Gandolfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário