Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Somos jovens sonhando com um mundo mais alegre, e com valores de Deus Queremos anunciar a todos a misericordia, o amor e a união que Deus nos dá!!! PAZ E BEM

domingo, 7 de agosto de 2011

Não tenhas medo ! Deus segura na sua mão.


O episódio do mar faz a gente se lembrar de uma outra história, contada no livro do Êxodo, quando o povo teve de enfrentar o Mar Vermelho para se livrar dos egípcios. Também tem relação com o caso de Elias, que enfrentou o deserto para se livrar da perseguição e, nesta fuga, viveu a experiência de ser amparado por Deus. Também nos recorda alguns relatos da ressurreição, onde o medo é substituído pela fé. Em todos eles, um ponto comum: trata-se de relatos de epifanias ou de teofanias, isto é, manifestações e revelações de Deus para o seu povo.
Nesta passagem, Jesus se revela para os discípulos como certeza de presença no meio da noite e da tempestade. O mar e a noite são dois grandes símbolos do poder e da força do mal. Mas Cristo se revela mais forte que o mal, como aquele que socorre e estende sua mão salvadora: “Coragem, sou eu, não tenham medo!”.
Como toda teofania, o episódio se conclui com uma profissão de fé daqueles que testemunham o acontecido. “Verdadeiramente, tu és o filho de Deus”, dizem os discípulos, que estão na barca-comunidade. Profissão de fé que constitui-se numa adesão profunda à pessoa do Senhor, repelindo toda confiança em si próprio e todo entusiasmo inútil, todo o medo e toda dúvida, fortalecendo o discípulo nos embates da vida.


Também é noite para para Jesus. Concluída a luz do sol, uma outra luz ilumina o seu coração no encontro do pai. Apos a intensidade do dia, quando multiplicara os pães saciando uma multidão, retira - se para a montanha para rezar. O encontro com o pai celeste não separa dos homens da terra, o que percebemos logo depois, junto aos seus discípulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário